terça-feira, 30 de junho de 2009

Amadurecimento Espiritual

"Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento." - 1 Coríntios 14:20

É dentro do contexto dos dons providenciados pelo Espírito que Paulo nos exorta: “Irmãos, deixem de pensar como crianças... quanto ao modo de pensar, sejam amadurecidos” (I Coríntios 14:20).

O ensino de que a vida cristã é um processo de desenvolvimento tornou-se uma constante nos escritos de Paulo. A idéia começou com Jesus quando usou a metáfora do novo nascimento. A vida espiritual, como a vida biológica, tem um princípio. Por isso, como em todo processo de vida, tem que amadurecer, numa evolução harmoniosa. A falta de amadurecimento espiritual é a fonte de exageros, de extremismos, de comportamentos prejudiciais.

O mesmo Apóstolo, que exorta “deixem de pensar como crianças”, ensina: ”nós, agora, temos a mente de Cristo”. Para termos a mente de Cristo o caminho é aprender os Seus ensinos e adotar uma postura de usar, na vida diária, os mandamentos do Mestre. Quando em dúvida quanto à conduta bíblica – se a nossa ou a de Jesus – a mente cristãmente amadurecida decide pela conduta do Mestre. Não somente decide: ela reconhece o senhorio do Mestre e, humildemente, pede forças para obedecer. Ser criança é mais fácil – mas em termos de amadurecimento, não é o caminho cristão.

Deus ama você!!!

sábado, 27 de junho de 2009

Tem Cuidado de Ti Mesmo

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." - 1 Timóteo 4:16

Dentre as muitas recomendações de Paulo a Timóteo, encontramos: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina" (I Timóteo 4:16).

Não é coisa rara encontrar, entre os cristãos, servos consagrados que nunca consideram suficiente o seu nível de consagração. Para eles, dedicação digna é aquela que vai acima de cem por cento. O bom crente, de acordo com tal visão, nunca deve poupar-se, nunca deve pensar em si mesmo. Nunca deveria descansar ou, sequer, pensar em tirar férias.

Baseados no conselho de Timóteo, Paulo não parece recomendar o caminho do martírio. "Tem cuidado de ti mesmo" soa para nós mais do que uma sugestão, o cuidar de si mesmo apresenta características de obrigação. A responsabilidade de tomar conta de si mesmo é tão estrategicamente séria, que ela vem antes do ter cuidado da "doutrina". Afinal de contas, disse Paulo em outro escrito, nosso "corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós". Por isso, o Senhor espera que cuidemos bem do Seu templo. Eis um lembrete apostólico, quando exageramos no cuidar da "doutrina" - não nos esqueçamos de cuidar de nós mesmos.

Deus ama você!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Que Ele Cresça E Eu Diminua

"É necessário que Ele cresça e que eu diminua." - João 3:30

O ministério de João Batista foi bem definido pelo Senhor: “preparar o caminho”. Por isso, quando falou da sua alegria, ao saber do começo da obra de Jesus, afirmou: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. (João 3:30).

Não faltam igrejas, hoje em dia, as quais crescem e onde Jesus diminui. Não faltam líderes religiosos que se auto-promovem, às custas de uma pregação aguada, sem o temor do Cristo. Líderes e igrejas que crescem, ao mesmo tempo que diminuem Jesus.

O plano divino para os cristãos é que “cresçam na graça e no conhecimento da verdade”. Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Paulo diz que em nós habita o “homem velho”, sujeito ao pecado, e a “nova criatura” que recebemos pela fé em Cristo. Quanto mais a velha criatura é crucificada, pela obediência a Cristo, mais o Senhor cresce e nós diminuímos. O “eu” cristão cresce, quando o “eu” mundano diminui. Crente em que Cristo cresce não sai perdendo, em matéria de vida espiritual. Diminuir nossa natureza do pecado não nos humilha – ela abre caminho para o aperfeiçoamento dos “filhos de Deus”. Que Ele cresça e eu diminua.

Deus ama você!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Grande Tristeza, Alegria Completa

"Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." - 16:22

No Seu esforço de preparar Seus discípulos para a aparente derrota da cruz e a gloriosa vitória da ressurreição, Jesus disse: "Agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os virei outra vez e vocês se alegrarão; e ninguém lhes tirará essa alegria" (João 16:22).

Assim como eram limitados os discípulos, de igual forma, hoje em dia, nós discípulos somos limitados. Na nossa percepção humana, parece que nos restringimos a perceber o mal e a derrota. Eles estão ao nosso redor e são tão evidentes e tão machucantes, que nos apegamos a eles, como o "mal nosso de cada dia". O mestre não negou a tristeza que nos cerca. O que Ele quer que aprendamos é o olhar para Sua vitória, apropriarmo-nos dela e viver com alegria completa.

Quem aceita Cristo, aceita vitória. Quem aceita Cristo suplanta as tristezas evidentes da vida diária. Quem aceita Cristo não fica só experimentando paliativos contra a tristeza, mas descobre o segredo da alegria completa. Porque vivemos no mundo, somos agredidos por tristezas. Porque vivemos em Cristo, somos abençoados com alegria.

Deus ama você!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Boas Escolhas para sua vida

"A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando" - Deuteronômio 11:27

Qual deve ser nosso procedimento para escolhermos a benção de Deus ao invés da maldição? Quais devem ser nossas escolhas para que permaneça sobre nós a mão do Pai Celestial? Foi essa a pergunta que fiz numa série de mensagens de final de ano. Enquanto ministrava, listei algumas das escolhas que considero vitais, deixando com cada uma delas um versículo para meditação:

- Escolha servir a Deus - Js:24:15

- Escolha fazer o bem - Ec:10:8

- Escolha temer a Deus - Pv:15:16

- Escolha buscar ao Senhor - Is:55:6,7

Além dessas quatro escolhas, refleto em mais duas, que serão os temas das mensagens de próximas mensagens. Mas te desafio a ler cada um desses versículos e colocar em prática isso que sugiro. Eu lhe garanto que a sua vida experimentará uma explosão de alegria como você nunca teve! Deus te abençoe!

Deus ama você!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Graça de Deus em vão

"E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" - 2 Coríntios 6:1

A graça é o favor imerecido de Deus, destinado a todos os seres humanos. Com a graça comum, o Criador provê o que é necessário para a manutenção da vida de cada ser humano. E com sua graça salvífica, Ele tem nos chamado individualmente para salvação.

Esta doação de graça é contínua. E podemos, por uma atitude não espiritual, receber em vão a graça de Deus. Como isso pode acontecer? Quando não somos gratos ao Pai pela salvação; quando não vivemos de modo digno do evangelho; quando nosso mau testemunho impede que outras vidas se convertam ao Salvador.

É tempo oportuno de mudar de atitude! Um coração que transborda de alegria, uma vida santificada no altar, um cotidiano de amor contagiante podem comunicar a graça para aqueles que dela precisam! Receba com fé a graça divina e seja um canal de transformação para diversas pessoas!

Deus ama você!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Segurança no SENHOR

"Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei." - Isaías 27:3

Ao Seu povo, que procura viver com fidelidade o Senhor promete atenção e cuidado: "Eu, o Senhor, a guardarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei" (Isaías 27:3).

Na vida do cristão não existe o azar ou a falta de sorte. O que existe é a providência soberana do Senhor. E a maneira disciplinada com que Ele nos ensina, nos corrige, nos alimenta e nos faz crescer. O contexto inteiro da Bíblia declara que o Senhor reprova a falta de responsabilidade e a falta de dedicação, na vida do crente. Por isso, quando andamos relapsos e negligenciamos nossa responsabilidade de desenvolvimento como filhos Dele, Ele nos ajuda através da necessária correção.

Por outro lado, todas as vezes que levamos a Bíblia a sério e buscamos ao Senhor para a santificação, Ele cumpre suas promessas e nos abençoa. Através de Isaías o Senhor nos afirma que Ele nos abençoa, nos guardando. E este guardar, diz Ele, acontece tanto de dia, quanto de noite. Além do mais, "a cada momento a regarei" - esta imagem vem junto com a ilustração de que somos a sua vinha e que, sem a irrigação adequada, nossos frutos serão sem sabor. O Senhor nos guarda: por isso, ninguém nos causará dano que não seja dentro da disciplina do Senhor.

Deus ama você!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A maldição da cobiça

"São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem." - Provérbios 1:19

A cobiça é uma das grandes vilãs da genuína espiritualidade cristã. Enquanto Jesus nos ensinou a confiarmos totalmente no cuidado do Pai para nosso sustento (M 6.25,26) e do convite bíblico a nos contentarmos com aquilo que temos (Hb 13.5), a cobiça lhe desafiará a ter mais e mais para ser feliz.

Infelizmente, travestida de “prosperidade”, a cobiça invadiu os púlpitos cristãos. Ao invés de sermos desafiados a sermos mais humildes e mais santos, os falsos apóstolos da prosperidade nos ensinam que devemos ter mais dinheiro e bens; afirmam os tais que isso é sinal da bondade de Deus. Quando ouço essas coisas, me pergunto se Deus foi ruim com os apóstolos, que não tinham nem ouro e nem prata (At 3).

Não seja cobiçoso! O que você tem hoje é uma dádiva enorme do Pai Celestial. Se a sua situação é dificil, seria muito pior sem a bondade divina. Se vai tudo bem, é porque o Senhor tem honrado seu trabalho e seus esforços. Por isso, seja grato sempre, e quando seus olhos quiserem mais, mude a visão para a face de Deus, para que desejando Ele mais, não seja tentado com as coisas deste mundo, que podem cegar sua visão espiritual.

Deus ama você!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

As Aflições de Cristo

"Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." - 1 Pedro 4:13

Um dos títulos atribuídos a Jesus Cristo é o de servo sofredor. O tema é tão importante, que Pedro considera motivo de regozijo quando o crente chega ao nível de participar dos sofrimentos do Senhor: "Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis" (I Pedro 4:13).

A grande moda, recentemente, entre os que se chamam crentes, é a de usufruir das bênçãos do Cristo. Em algumas pregações, ser crente é ter seguro contra desemprego. Em outras, proclamar ser cristão "fecha o corpo" contra todas as doenças. E até, em alguns casos extremos, ser crente é não ser atingido pelo "olho gordo"...

Pedro - como também Paulo e os demais seguidores do Mestre - realisticamente ensinaram que amar a Cristo implica também sofrer "as aflições de Cristo". Crente que compartilha as "aflições", vê os necessitados ao redor e sofre. Sabe das perseguições e intercede. Vê-se ameaçado por causa das suas convicções e mantém-se fiel. Ser crente não é viver uma vida cor de rosa. É participar "das aflições de Cristo".

Deus ama você!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Controle sua ira

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." - Efésios 4:26

No capítulo quatro da sua carta aos Efésios, Paulo dá várias recomendações, quanto ao comportamento que deve caracterizar o cristão. Uma delas, no seu início, enfatize o perigo da ira: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha “ (Efésios 4:26).

A ira, de um modo geral, é o sentimento que surge em nós, quando somos confrontados pela injustiça. Injustiça contra nós, injustiça contra os humildes e desprovidos de defesa. Quando ela explode lá dentro, vem com toda a força e tem a tendência de controlar todas as outras emoções. A ira, no seu nível mais intenso, perde senso do equilíbrio e nos aconselha à vingança, a fazer justiça com as próprias mãos.

Paulo reconhece que, como seres humanos, não somos insetos de ira. No mínimo, porque o mundo que nos cerca é ruim, é pecaminoso. Ele abre nossos olhos fechados pela ira, alertando-nos quanto a cair em pecado, por sermos prisioneiros deste sentimento vulcânico. Por isso, ele dá uma receita: joguem tantos baldes de água fria sobre sua ira, até que ela se apazigue e fique sob controle. Mas, para conseguir fazer isto, é essencial que aceitemos aquilo que o Senhor afirma: “Minha é a vingança, diz o Senhor”. Ele disse: “A ira do homem não cumpre a justiça de Deus”.

Deus ama você!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jesus ama o pecador, não o pecado

"Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;" - Provérbios 1:15

A Bíblia não recomenda o ascetismo, isto é, a atitude de um cristão de isolar-se em busca de santificação. Os que assim fazem pensam ser impossível viver em contato com os pecadores sem contaminar-se com o pecado.

Por outro lado, a mesma Bíblia ensina que devemos ter cuidado, pois as más conversações corrompem os bons costumes (1 Co:15.33). Devemos equilibrar nossos relacionamentos com pessoas que não professam a mesma fé que a nossa de acordo com nossa resistência espiritual. Você é influenciado com facilidade? Diminua o convívio. Você não é suscetível a má influência? Aumente o convívio para ganhá-los para Cristo.

O crente que é influenciável não deve dividir o caminho com o pecador, para não perder a fé. Será que sua insistência em procurar relacionamentos fora da igreja não é a causa de tanta fraqueza espiritual?

Pense nisso!

Deus ama você!!!

sábado, 13 de junho de 2009

Seduzido pelos pecadores

"Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites." - Provérbios 1:10

Você já deve ter passado por alguma experiência em que foi confrontado por sua fé. Seja na escola, no trabalho, nu supermercado, a todo momento recebemos sugestões para agir de modo que seja contrário a nossa comunhão com Cristo.

Lembro-me muito bem dos meus dias de faculdade, quando me converti, no ano de 1998. Os amigos evitavam uma série de assuntos quando eu estava no meio da turma. Eles sabiam que eu era cristão, e que sempre me afastava quando alguma coisa ofendia os valores que eu tinha.

Mesmo assim, diversas vezes ouvia sugestões, como por exemplo: “ôô rapaz, só uma cervejinha, não faz mal”. Outras vezes, “você não quer ver essa revista aqui?”... ou outras “só um beijinho, não tem nada a ver... fica com aquela menina, ela está a fim de você”.

Aprendi que não vale a pena ser seduzido por pecadores... melhor é ser conquistado pelo Espírito Santo... ouça a Sua doce voz e aceite o caminho de santidade que o Pai lhe reservou.

Deus ama você!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Melhor obedecer do que sacrificar

"Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação." - 2 Reis 5:12

Quando Naamã recebeu ordem de Eliseu, para mergulhar sete vezes no Jordão e curar-se da lepra, o chefe do exército sírio ficou uma fera: “Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores que todas as águas de Israel?... E voltou-se e se foi indignado” (II Reis 5:12).

Temos a mania de desprezar as coisas que nos parecem muito simples. Ou fáceis demais, para o nosso gosto. Afinal de contas, se é verdade que o Senhor é grandioso, poderoso, santíssimo, Ele não deveria exigir de nós, para nos abençoar, também coisas enormes e complicadas?

O Senhor, porém, nos afirma – “misericórdia quero e, não, sacrifício”. O que o Senhor exige de nós é uma decisão ao alcance de todas as pessoas – grandes ou pequenas; sábias ou ignorantes. O que Ele nos pede é o coração, o centro de nossos sentimentos e de nossa vontade. Comparado com as exigências elevadas e custosas das grandes religiões, o requisito de Cristo não parece coisa séria. Ao dizer, porém, que não quer sacrifício, o Senhor situa o problema da salvação em uma dimensão diferente. O requisito do Senhor é a aceitação da soberania de Cristo sobre o todo de nossa pessoa. Ele não quer nossas coisas. Ele quer nossa vida. Para que, pela fé, obtenhamos Dele a “vida em abundância”. Na realidade, não se trata de uma questão de rios, mas de uma atitude de fé.

Deus ama você!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O temor do Senhor...

"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." - Provérbios 1:7

O temor de Deus é uma das bases firmes para se construir uma história de fé duradoura. Temos vivido um tempo onde há escassez de temor. As pessoas que se dizem cristãs tem aceitado cada comportamento duvidoso em suas vidas, que tem se tornado cada dia mais difícil saber se uma pessoa serve ao Senhor ou não.

Temer a Deus é respeitá-lo. É procurar viver de modo que seja agradável ao Pai. É alinhar nosso comportamento com a maneira santa que o Criador planejou para cada um de nós. É agir como se Cristo fosse voltar ao término do dia.

Sua vida pode estar um pouco desorientada por falta de temor. Pare de aceitar a imoralidade na sua vida. Abandone relacionamentos impuros. Pare de alimentar seus olhos e seu corpo com o pecado. Aceite o padrão de pureza que o Pai determinou para você.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

Seja sábio!

Deus ama você!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Barro nas Mãos do Oleiro

"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." - Jeremias 18:6

Foi muito confortador poder meditar nestes versículos de Jeremias 18... em especial o versículo de número 6, onde o Senhor alerta a nação judaica que esta é como barro em suas mãos. Este verso tem muito a nos ensinar.

Primeiramente, precisamos entender que o Senhor espera que sejamos barro. Este material é maleável, fácil de trabalhar, fácil de modelar. A partir do momento que cremos em Cristo, precisamos estar totalmente dispostos a aceitar o trabalho que Deus desejará realizar em nós.

Também observamos que Deus tem o controle das coisas. Por mais que a nação se rebelasse, a soberania de Deus tomava conta integral da história, e Ele conduziria a bom termo seus santos propósitos.

Por último, quero lhe dizer que sua vida está nas mãos do Pai. Tragédias, tristezas, dores... todas essas coisas existem para o Senhor, através delas, mostrar o Seu poder e nos ensinar a depender dEle.

Deus ama você!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Vasos Quebrados

"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." - Jeremias 18:4

Nós somos vasos um pouco rebeldes. Nem sempre estamos tão maleáveis quanto pensamos. A cena que Jeremias viu é bastante interessante, pois é muito bonito ver o vaso, já modelado, se quebrar nas mãos do oleiro.

Aquela visão marcante lhe trazia diversas mensagens:

1- apesar de sermos uma obra de Deus em andamento, nem sempre nos submetemos integralmente à sua vontade;

2- mesmo quando quebramos, permanecemos nas mãos do nosso Oleiro;

3- o Oleiro insistirá em nos dar a forma que ele originalmente planejou.

Talvez você esteja se sentindo quebrado hoje meu amigo, mas, sua vida permanece nas mãos de Deus. Permita que Ele conserte em você tudo o que você permitiu que fosse destruído em sua vida!

Deus ama você!

sábado, 6 de junho de 2009

Na Casa do Oleiro...

"E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas," - Jeremias 18:3

Nem sempre entendemos cada um dos caminhos do Pai. Na verdade, viciamos nossa mente a tentar "aprisionar" a Deus num padrão de atitudes. Ele, porém, vai além de nossa capacidade de entendê-lo.

Para conseguir comunicar uma revelação profunda para Jeremias, Ele o fez descer a casa do oleiro. Aquele ambiente silencioso, onde o barulho da roda, a atenção total do oleiro fazendo o seu trabalho, o barro deslizando pelos seus dedos avivou a compreensão espiritual do profeta.

"Sim", disse ele, "o Pai está trabalhando no silêncio. Assim como o oleiro trabalha com dedicação junto à sua roda, assim Deus está modelando com toda atenção a vida da nação. Israel está nas mãos do Criador, nada frustrará os planos dEle". Glórias a Deus!

Ele tem formas distintas de falar conosco querido! Num passeio com a família, no revoar dos pássaros, no misterioso andar nas nuvens, num madeiro ensangüentando... deixa Deus falar com você!

Deus ama você!!!

O sustento vem do SENHOR

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." - Salmos 127:2

Para a maioria dos humanos, conseguir o sustento é tarefa de tempo integral. O salmista Salomão aponta o Senhor como o responsável pelo sustento dos crentes: "Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede sustento aos Seus amados, enquanto dormem" (Salmos 127:2).

Ainda existem alguns cristãos sinceros que não se beneficiaram da promessa do Salmo 127. Principalmente, porque se preocupam demasiadamente com as dificuldades do seu sustento. E, com tamanha preocupação, nem conseguem dormir direito. Vai daí, constroem barreira contra a estratégia do Senhor, já que Ele "concede sustento aos seus amados, enquanto dormem".

Pegar no sono, confiando que o Senhor tomará conta do dia de amanhã, é viver pela fé. Só que viver pela fé é uma dádiva do Espírito do Senhor. E nós não devemos aceitar esta dádiva pela metade. Ou Ele nos sustenta ou, na realidade, tudo depende do nosso esforço e das nossas preocupações. A imagem usada pelo salmista é poderosa. E linda. Confiar que o Senhor nos sustenta é a base para conseguirmos um sono profundo, reparador. Como sono de criança. É essencial acreditar que o Senhor nos ama. E que, "aos seus amados, concede sustento, enquanto dormem".

Deus ama você!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Descer à Casa do Oleiro

"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras." - Jeremias 18:2

O capítulo 18 de Jeremias é um ápice na história deste profeta. Ele estava a beira de um ataque de nervos, ao ver resultar em nada seus constantes apelos para que a nação se arrependesse.

Talvez prostrado, desanimado, entristecido, ele ouve a voz divina a lhe dizer: “Levanta-te”. Imagino o profeta dando um pulo rapidamente e dizendo: “sim Senhor, estou aqui”, para em seguida ele ouvir Deus lhe dizer “desce!”.

Ora, se fosse para descer, não era melhor ficar sentado? Não... primeiro o Pai tirou Jeremias da passividade... para depois lhe mostrar que a genuína atitude do servo de Deus e “descer”, isto é, reconhecer o poder e a soberania de Deus. Foi descendo na casa do oleiro que Jeremias viu uma das mais profundas revelações divinas, em todo seu ministério.

E o Pai manda você se levantar e descer até a Sua presença, para contemplar a porção de graça que ele reservou para sua vida!

Deus ama você!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Confiança no SENHOR

"SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança." - Salmos 84:12

Depois de relatar as bênçãos daqueles que buscam ao Senhor de coração, o salmista termina seu salmo exclamando: "Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança" (Salmo 84:12).

Quando se multiplicam os 'selos de garantia' é porque a confiança anda em baixa. Vai daí, pessoas só compram café se vier com o "selo" dos cafeicultores. Outros, só compram certos produtos se o "selo" disser que não usou trabalho escravo. E a coisa continuará aumentando, até chegar ao ponto de alguém inventar um "selo de garantia" para garantir os "selos".

Não é por cinismo, mas por realismo, que a Bíblia diz "maldito o homem que confia no homem" (Jeremias 15:5). Para evitar que atolemos nesse lamaçal de desconfiança, a Bíblia garante ser "bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança". Evidentemente que esta bem-aventurança somente é experimentada quando a confiança no Senhor é vivenciada na prática diária. Não é apenas um "credo": é uma vida!

Deus ama você!

terça-feira, 2 de junho de 2009

A Palavra irá até você!

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:" - Jeremias 18:1

Viver uma vida com Deus não é ilusão; é uma realidade! Deus não é uma força, uma luz, um objeto inanimado; Ele é um Ser Pessoal, dotado de vontade, desígnios, desejos e tudo o mais. Ele se comunica com a humanidade, principalmente, por intermédio da Sua Palavra.

É através dela que o Senhor nos apresenta seu plano de salvação através de Jesus Cristo e os seus propósitos até o final dos tempos. Neste versículo, lemos que “a palavra do Senhor” foi até Jeremias. E refletindo nisso, quero lhe perguntar: você está acessível para Deus se comunicar com você? Se Ele quiser lhe transmitir uma palavra, você está na posição para recebê-la?

Você não precisa correr atrás da revelação divina; busque ao Pai de coração, e a Palavra que você precisa alcançará você!

Deus ama você!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Palavra Que Subsiste Eternamente

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." - Isaías 40:8

Ao comentar o caráter fortuito de nossa vida Isaías, por contraste, enfatiza a natureza eterna da palavra divina: "Seca-se a erva e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40:8).

As coisas desta nossa vida parecem tão fortuitas que, às vezes, alguns perguntam se existe alguma coisa que valha à pena. Amizades, antes permanentes, agora são transitórias. Verdades, antigamente reverenciadas, hoje são zombadas como falta de realismo. E não faltam crentes, hoje em dia, que não fazem negócio com crente...

É essencial acreditar que "a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". É isto que impede sermos transformados em joguete da história. A Bíblia afirma que o Senhor é o mesmo "hoje, ontem e para sempre". Se Ele nos libertou ontem, porque deixará de fazê-lo amanhã? De acordo com os profetas do Antigo Testamento, quando o Senhor diz que "abençoará", na realidade Ele "já abençoou". É só uma questão de esperar, para descobrirmos a bênção. Nada de ervas secas ou flores caídas: a palavra do Senhor subsiste eternamente.

Deus ama você!